Contabilidade para hospitais especializada, bem estruturada e estratégica para contribuir na tomada de decisões, na otimização dos recursos e na saúde financeira do hospital. O médico é um profissional altamente especializado e com uma grande missão: cuidar da vida humana. Porém, quando ele decide por empreender, assume mais uma grande responsabilidade: fazer uma gestão próspera do seu negócio.
Administrar corretamente um hospital não é uma tarefa muito simples. Principalmente quando o gestor não possui conhecimento contábil necessário para gerir com eficiência a instituição.
A principal função deste tipo de contador é elaborar relatórios que orientam o planejamento financeiro do hospital e que permitem sua sustentabilidade econômica e financeira. Fazer com que ele atue na legalidade, pague somente os impostos devidos e atenda as exigências dos conselhos de classe, promover a automatização de processos e que preveja a demanda exata de medicamentos e outros insumos.
O gerenciamento das finanças de um hospital vai além do controle de entradas e saídas de pagamentos: negociar contratos, gerir fluxos de caixa, manter um capital de giro para as despesas e, ainda, contar com reservas líquidas para custos sobressalentes e inesperados. Tudo isso e muito mais é desafio de quem faz a gestão na área da saúde. E cabe a um departamento específico atuar em cada um desses pontos: a contabilidade especializada para hospitais. Enfim, estes especialistas têm a capacidade de realizar uma gestão estratégica clara, descomplicada e segura.
Planejamento Tributário para Hospitais
O contador especializado na área hospitalar poderá desenvolver um planejamento tributário estratégico e eficiente para que o hospital consiga reduzir o pagamento de impostos de forma legal, gerando economia nos custos e ainda possibilite que ele atue na legalidade. Além disso, apoiará os sócios, acionistas e diretores na gestão tributária, por meio deste planejamento, orientação e controle dos procedimentos tributários, acompanhamento e aplicação da legislação pertinente a área da saúde, estruturar compliance tributário, dar suporte no cumprimento das obrigações acessórias, tais como: emissão de documentos fiscais, declarações mensais e anuais e informações ao consumidor dos serviços médicos.
Controle de contas a pagar e receber
O equilíbrio financeiro de toda empresa é fundamental para a sua continuidade, desenvolvimento e crescimento. Por isso, uma das funções do escritório de contabilidade especializado em hospitais é realizar o controle de contas a pagar e receber. É com este controle que ele consegue desenvolver relatórios que possibilitam um diagnóstico da vida financeira da instituição.
Do ponto de vista contábil, deverá conhecer todos os processos de faturamento, glosas, vendas, financeiro e de contratações de empregados e prestadores de serviços, com o objetivo de mapear todas as transações contábeis, para assim estruturar um plano de contas e demonstrações contábeis que reflitam a situação patrimonial, econômica e financeira da empresa. A partir disso, a contabilidade efetuará os registros contábeis, gerará relatórios e será capaz de assessorar a diretoria na gestão estratégica do hospital.
Contabilidade para Hospitais: Evitar Prejuízos
Quando as contas estão organizadas, as compras são realizadas de maneira inteligente, evita-se a falta de itens essenciais para a prestação do serviço e não há perdas de materiais por estarem vencidos. Portanto, a contabilidade especializada em hospitais proporciona a minimização de prejuízos à instituição. Se o planejamento das ações, que é o primeiro passo, for eficiente, certamente haverá menos desperdício de energia, de tempo e principalmente de dinheiro.
Consultoria estratégica
O serviço prestado por um escritório de contabilidade especializado é uma consultoria estratégica feita especialmente para hospitais. O contador será um aliado, pois conseguirá analisar os dados financeiros, compreender o que precisa ser melhorado e traçar metas de crescimento e até indicar mudanças econômicas benéficas para o crescimento do hospital.
Assessoria trabalhista para Hospitais
O contador especializado também possui conhecimento técnico para realizar as funções de um departamento pessoal: fazer a folha de pagamento, registro de funcionários, fundo de garantia, planejar os tributos previdenciários, controlar e aplicar os procedimentos trabalhistas necessários para o correto andamento da relação de emprego e da relação com o autônomo ou com o prestador de serviço pessoa jurídica, por promover os cálculos de remunerações, férias, 13º salário, rescisões e tributos incidentes e por acompanhar a legislação e jurisprudência referente às relações de contratação para hospitais.
Legalização empresarial
O contador especializado em hospitais poderá realizar todo o processo de abertura da empresa, bem como sua legalização e até o seu encerramento. Ele também ficará responsável por fazer mudanças contratuais e até tributárias, evitando que os médicos tenham que lidar com processos burocráticos.
Nessa área de atuação a sua contabilidade hospitalar estruturará os contratos sociais e estatutos na modalidade mais adequada ao negócio e as necessidades do sócio quanto pessoa física, garantir a regularidade dos cadastros fiscais do hospital perante a Receita Federal, Secretaria de Fazenda, Previdência Social, Conselho Regional de Medicina, Administrações Regionais ou Prefeituras, bem como efetuar o Cadastro Nacional do Estabelecimento de Saúde, Vigilância Sanitária e outros órgãos.
Contabilidade para Hospitais para Otimizar o Faturamento
A otimização do faturamento é primordial para controlar e supervisionar todas as práticas financeiras do hospital. Ao padronizar os lançamentos que devem ser cobrados, a contabilidade cria as melhores condições para identificar, analisar e estimar todas as entradas contábeis da instituição, garantindo assim, o seu faturamento. Padronizar cobranças facilita e muito no dia a dia. O setor ainda ajuda o hospital a se manter em dia com as exigências da ANS, tratar com o governo e com os planos de saúde, para agilizar o pagamento.
O processo administrativo de um hospital possui particularidades que o diferencia das empresas de outros setores, principalmente por causa da complexidade e do alto volume de transações, porém não ele precisa ser um desafio ou uma dor de cabeça para o gestor da instituição!