A contabilidade para médicos, assim como para qualquer profissional ou empresa, é de suma importância.
Afinal, a gestão tributária e financeira tem influência direta sobre os rendimentos das práticas cotidianas, e é preciso certificar-se de que tudo é feito em total conformidade.
O que é contabilidade para médicos?
Contabilidade para médicos é um conjunto de ações de gestão patrimonial, ou seja, dos recursos financeiros desses profissionais.
Seu objetivo é manter as atividades profissionais em conformidade com a legislação, cumprindo obrigações como o pagamento de impostos e taxas.
Além de dar suporte ao planejamento financeiro para o médico, seja ele um empreendedor da saúde, autônomo ou empregado com carteira assinada.
Qual é a importância da contabilidade para médicos?
Tanto para a abertura quanto para o desenvolvimento de um negócio em saúde, a contabilidade e a gestão de finanças para médicos é fundamental. Isso porque a legislação prevê diferentes naturezas jurídicas, modalidades de trabalho e regimes de tributação, que podem impactar a organização e os resultados obtidos no mês.
Normalmente, a rotina agitada e falta de conhecimentos contábeis faz com que muitos profissionais esqueçam essas questões no dia a dia.
Além disso, a ideia de que os médicos têm uma excelente remuneração faz com que muitos deixem de se preocupar com suas demandas financeiras e tributárias.
Contudo, sem organização e planejamento, é normal que as contas não fechem e imprevistos surjam.
Ou ainda, que os profissionais deem “um passo maior que a perna”.
Com isso, mesmo aqueles que ganham muito bem podem ter sua tranquilidade comprometida ou enfrentar problemas para resolver pendências.
Esse fator faz com que muitos especialistas precisem trabalhar em diversos locais para sanar suas demandas mal organizadas.
Essa questão é comprovada por um artigo da Revista Brasileira de Educação Médica, o qual aponta que 82,5% dos profissionais da área têm dois ou mais vínculos de trabalho para solucionar essa questão.
Em contrapartida, quando boas práticas são adotadas para gerir o dinheiro e as rotinas contábeis, tudo é mais simples.
Por mais que dê trabalho organizar essas questões em um primeiro momento, no cotidiano, isso gera mais facilidades.
E além disso, condições ideais para atingir novas metas e objetivos.